INPEÇÃO PERIÓDICA DE GÁS
A Inspeção Periódica de Gás – IPG ou autovistoria, é uma verificação de itens que fazem parte das instalações internas de gás. Nela a empresa inspetora analisará se tudo está funcionando conforme as normas vigentes.
Lembramos que a empresa inspetora não realiza manutenção.
Quem deve fazer?
Todo usuário de gás, residencial ou comercial. No caso de condomínios, o síndico ou administrador deve solicitar a inspeção da área comum, mas cada usuário é responsável por fazer a sua inspeção e pode escolher a empresa para isso.
Quando fazer?
A inspeção periódica é realizada de 5 em 5 anos e é obrigatória por lei.
Quem devo contratar para realizar a inspeção?
A inspeção é realizada por empresas credenciadas ao INMETRO, somente essas empresas estão aptas a realizar esse tipo de serviço.
Lembramos que as empresas associadas ao SINDISTAL não fazem essa inspeção, mas atuam com o serviço de manutenção.
Como encontro essas empresas?
Ao acessar o site do INMETRO, na lista de Organismos de Inspeção, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em consultar;
- Tipo de organismo você deverá selecionar a opção : Instalações Predias de Gás Combustível;
- Campo Situação selecione a Opção Ativo;
- Campo Pais: selecione BRASIL;
- Campo Cidade> selecione Rio de Janeiro
Informamos que eventuais reclamações em relação às empresas credenciadas (OIAs – Organismos de Inspeção Acreditados) deverão ser encaminhadas para a própria empresa contratada e/ou para o INMETRO.
O que fazer depois da inspeção?
Depois de escolher uma das empresas ativas no INMETRO e agendar a sua inspeção, é importante entender que durante a vistoria você poderá receber três laudos possiveis da IPG, que são eles:
LAUDO 1: “CONFORME”;
LAUDO 2: “ CONFORME COM RESTRIÇÃO”
LAUDO 3: “ NÃO CONFORME”
LAUDO 1: “CONFORME” – Significa que suas instalações estão dentro das normas vigentes. Você deverá refazer sua inspeção daqui a 5 anos.
LAUDO 2: “ CONFORME COM RESTRIÇÃO” – Significa que suas instalações estão parcialmente dentro da norma vigente, mas precisam de reparos;
Para solicitação de reparos, você deverá buscar empresas qualificadas através do site do SINDISTAL
LAUDO 3: “ NÃO CONFORME” – Significa que suas instalações não estão em conformidade com a norma e precisa realizar reparos.
Para solicitação de reparos, você deverá buscar empresas qualificadas através do site do SINDISTAL
IMPORTANTE!!
RESSALTAMOS QUE APÓS A CONCLUSÃO DE SUA VISTORIA, A EMPRESA INSPETORA É OBRIGADA A COMUNICAR A NATURGY, ATRAVÉS DO ENVIO DO LAUDO FINAL QUE SEU APARTAMENTO JÁ PASSOU PELA VISTORIA. A NÃO COMUNICAÇÃO POR PARTE DA INSPETORA PODE ACARRETAR NA SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DO SEU GÁS!