Precisa realizar a inspeção periódica?

INPEÇÃO PERIÓDICA DE GÁS

A Inspeção Periódica de Gás – IPG ou autovistoria, é uma verificação de itens que fazem parte das instalações internas de gás. Nela a empresa inspetora analisará se tudo está funcionando conforme as normas vigentes.

Lembramos que a empresa inspetora não realiza manutenção.

 

Quem deve fazer?

Todo usuário de gás, residencial ou comercial. No caso de condomínios, o síndico ou administrador deve solicitar a inspeção da área comum, mas cada usuário é responsável por fazer a sua inspeção e pode escolher a empresa para isso.

 

Quando fazer?

A inspeção periódica é realizada de 5 em 5 anos e é obrigatória por lei.

 

Quem devo contratar para realizar a inspeção?

A inspeção é realizada por empresas credenciadas ao INMETRO, somente essas empresas estão aptas a realizar esse tipo de serviço.

Lembramos que as empresas associadas ao SINDISTAL não fazem essa inspeção, mas atuam com o serviço de manutenção.

 

Como encontro essas empresas?

Ao acessar o site do INMETRO, na lista de Organismos de Inspeção, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique em consultar;
  2. Tipo de organismo você deverá selecionar a opção : Instalações Predias de Gás Combustível;
  3. Campo Situação selecione a Opção Ativo;
  4. Campo Pais: selecione BRASIL;
  5. Campo Cidade> selecione Rio de Janeiro

 

Informamos que eventuais reclamações em relação às empresas credenciadas (OIAs – Organismos de Inspeção Acreditados) deverão ser encaminhadas para a própria empresa contratada e/ou para o INMETRO.

 

O que fazer depois da inspeção?

Depois de escolher uma das empresas ativas no INMETRO e agendar a sua inspeção, é importante entender que durante a vistoria você poderá receber três laudos possiveis da IPG, que são eles:

LAUDO 1: “CONFORME”;

LAUDO 2: “ CONFORME COM RESTRIÇÃO”

LAUDO 3: “ NÃO CONFORME”

 

LAUDO 1: “CONFORME” – Significa que suas instalações estão dentro das normas vigentes. Você deverá refazer sua inspeção daqui a 5 anos.

 

LAUDO 2: “ CONFORME COM RESTRIÇÃO” – Significa que suas instalações estão parcialmente dentro da norma vigente, mas precisam de reparos;

Para solicitação de reparos, você deverá buscar empresas qualificadas através do site do  SINDISTAL

 

LAUDO 3: “ NÃO CONFORME” – Significa que suas instalações não estão em conformidade com a norma e precisa realizar reparos.

Para solicitação de reparos, você deverá buscar empresas qualificadas através do site do  SINDISTAL

 

IMPORTANTE!!

RESSALTAMOS QUE APÓS A CONCLUSÃO DE SUA VISTORIA, A EMPRESA INSPETORA É OBRIGADA A COMUNICAR A NATURGY, ATRAVÉS DO ENVIO DO LAUDO FINAL QUE SEU APARTAMENTO JÁ PASSOU PELA VISTORIA. A NÃO COMUNICAÇÃO POR PARTE DA INSPETORA PODE ACARRETAR NA SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DO SEU GÁS!

 

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